Biblioteca

Governo empossa integrantes do Conselho de Ciclomobilidade

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, deu posse nesta segunda-feira (21) aos conselheiros do Programa Estadual Ciclo Paraná (Conciclo). A posse aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

O Conciclo conta com representantes de secretarias estaduais e instituições estaduais, universidades públicas e organizações da sociedade civil. Os integrantes agora vão discutir ações e planejamento para implementação do Programa Ciclo Paraná, criado em 2015 pelo Governo do Estado para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, prática esportiva e de lazer.

A ideia é desenvolver também a cidadania, a segurança viária, a saúde e a educação no trânsito. O Ciclo Paraná é coordenado pela Sema e envolve diversas áreas do governo, entre elas Educação, Segurança, Detran, Comec e outras.

“A parceria e a articulação com a sociedade e os municípios será fundamental para um programa dessa natureza. O Conciclo terá a tarefa de discutir e planejar as ações para o sucesso do programa”, destacou Bonetti.

O conselheiro José Carlos Belotto, da Universidade Federal do Paraná, destacou o apoio da Secretaria e afirmou que é necessário preparar para 2017 um diagnóstico da situação do uso da bicicleta no estado. “O Conciclo já vinha trabalhando de maneira informal, mas agora a responsabilidade aumenta e também a motivação e uma das principais medidas que devemos ter é um diagnóstico que mostre os usos, a infraestrutura, os grupos e outros detalhes de como está a ciclomobilidade no estado todo. Esse trabalho servirá para direcionar melhor o planejamento das ações”, afirmou Belotto.

O evento da posse também celebrou a lei do deputado José Carlos Schiavinato, que institui a política de mobilidade sustentável e incentivo ao uso da bicicleta no estado.

Durante a posse dos conselheiros, a aluna Eduarda Kotoski de Lima, do Colégio Estadual Dona Carola, de Curitiba, recebeu uma das dez bicicletas sorteadas num evento sobre educação no trânsito, realizado no Museu Oscar Niemeyer. As bicicletas foram oferecidas pelo “Instituto Sou Cidadão”.

Estiveram presentes ainda o cônsul-geral do Reino dos Países Baixos (Holanda), Robert Willem Ruijter; Mário Celso Cunha, assessor da Sanepar; Cezar Augusto Romano, diretor da UTPFR-Curitiba, Aloísio Nunes, da Secretaria Estadual de Educação, Paulo Correa do Instituto Sou Cidadão; e a coordenadora do Ciclo Paraná, Daniela Miranda.

O Programa Ciclovida está representado no Conselho com a participação dos seus coordenadores José Carlos Assunção Belotto e Profº Ken Ono Fonseca.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Matéria originalmente postada em: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=91686&tit=Governo-empossa-integrantes-do-Conselho-de-Ciclomobilidade

10º Desafio Intermodal de Curitiba – Pré Relatório e Galeria de fotos (abra a matéria)

Na sexta-feira, dia 23 de setembro, ocorreu o 10º Desafio Intermodal de Curitiba, organizado pelo Programa Ciclovida da UFPR em parceria com a Prefeitura de Curitiba, os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da universidade e os Institutos Lactec. A bicicleta novamente foi o veículo mais eficiente para o transporte em horário de pico, chegando em primeiro ( com menos de 20 minutos, e tendo tempo médio de 23 minutos) e vencendo também nos quesitos de “emissão de gases poluentes” e “custos para o usuário”. O Relatório parcial está anexo no link abaixo. Em breve o relatório completo.

X DESAFIO INTERMODAL 23-09

Confira um recorte do desafio desse ano nas fotos da galeria, sob o olhar de Gabriel Dietrich:

Pré-Relatório 10º Desafio Intermodal de Curitiba

 

IMG_7990-2

Já esta disponível o pré-relatório do 10º Desafio Intermodal de Curitiba, realizado na última sexta(23). Em breve mais fotos e o relatório completo.

X DESAFIO INTERMODAL 23-09

“Saúde em Trânsito”

A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil com altos índices de mortalidade e morbidade. Depoimentos de usuários e profissionais discutem o tema e destacam a necessidade de medidas preventivas integradas, no DVD “Saúde em Trânsito”, que conta com a participação do Coordenador do Ciclovida José Carlos Belotto e dos Profºs da UFPR Iara Thielen e Paulo Bracarense.
Confira o trailler do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=8OF9vBvnRdg

Mais informações  (ficha técnica e como adquirir o dvd) no site fundação Oswaldo Cruz:

http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/video-saude-no-transito

LIVRO: O AUTOMÓVEL

O Brasil tem hoje mais de 61 milhões de automóveis. Em 2009, passou de oitavo lugar (2007) para a quinta posição na lista dos países com maior número de veículos no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Japão, China e Alemanha.

As grandes cidades param em horas de pico e os prejuízos passam de R$ 35 bilhões, por ano, no que diz respeito ao consumo extra de combustíveis, acidentes, estresse e doenças, físicas e psicológicas, provocadas pelo trânsito caótico de metrópoles e cidades de grande porte.

Para agravar o problema, o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, fazendo até seis vezes mais vítimas do que as frotas de carro da maioria dos países europeus. De acordo com o Denatran, o Brasil atingiu em 2008, a marca de 57 mil mortes por acidentes – o que equivale a 156 mortes por dia ou seis a cada hora. Um ano antes, em 2007, as mortes chegaram a 66.836, ou 183 por dia e 7,6 por hora.

Instalado o problema é preciso encontrar soluções, medidas potentes e não paliativas para tornar a relação cidade x automóvel x qualidade de vida possível e harmoniosa. Entre as medidas apontadas no livro para melhorar a gravidade do tráfego brasileiro, o trabalho aponta a retomada da bicicleta como meio de transporte, a revitalização e melhor planejamento de ruas e estradas e o uso estratégico de trens (subterrâneos e de superfície).

 

Confira o livro no link:

http://www.fiscaltech.com.br/o-automovel.html

Fotos e vídeo do passeio ciclo turístico pela Fazenda Canguirí e Represa do Iraí – 30/04/16

No último dia 30/04 ocorreu o passeio ciclo turístico do Ciclovida que passou pela Fazenda Canguirí e Represa do Iraí. Confira os registros do passeio:

https://www.youtube.com/watch?v=YRdHQRXkrPs

 

 

 

Ong “Rodas da Paz” de Brasilia lança cartilha “Caminhos da cidade: Atividades interdisciplinares sobre mobilidade urbana”

Caminhos-da-Cidade_lista_exercícios

Ministério das Cidades lança “Cartilha do ciclista”

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado ontem (22), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse que o Governo Federal prestou uma homenagem aos ciclistas do país ao lançar a Cartilha do Ciclista. A publicação foi possível graças à parceria da Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade de Urbana (Semob) do Ministério das Cidades com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Essa homenagem é uma das ações para consolidar políticas públicas em apoio e solidariedade aos ciclistas”, afirmou Kassab.

A publicação reúne informações sobre legislação, sinalização, diferentes vias que compõem a rede cicloviária e regras de circulação e segurança. O objetivo é esclarecer e conscientizar ciclistas, condutores de veículos motorizados e pedestres sobre como manter uma convivência pacífica e harmônica entre os diversos modais no trânsito brasileiro.

A cartilha está disponível, em formato PDF, no site do Ministério das Cidades.

 

Leia a matéria original completa: http://portaldotransito.com.br/noticias/acontecendo-no-transito/ministerio-das-cidades-lanca-cartilha-do-ciclista

Lançado o “Bicicleta na Mídia – Guia de apoio a jornalistas”

O “Bicicleta na Mídia – Guia de apoio a jornalistas”é um guia elaborado pela ONG Rodas da Paz, que tem o intuito de auxiliar jornalistas que pretendem cobrir pautas sobre a bicicleta e mobilidade.

O guia pode ser baixado aqui: http://goo.gl/GHUA4v

 

Manual de Infraestrutura Cicloviária da Colômbia

Com vocês, o Manual de Infraestrutura Cicloviária da Colômbia – exemplos ilustrados e soluções. A publicação é nova e foi financiada por um fundo nacional de segurança viária; pode servir de inspiração e fonte de consulta para pesquisa acadêmica e estudo comparado com as práticas aplicadas no Brasil.
O documento pode ser baixado do Google Drive pelo link a seguir:

O Programa Ciclovida e
a Invasão das Bicicletas


Categorias

julho 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031