Arquivo do mês: julho 2011

Novas publicações no encerramento do BPP (Bicycle Partnership Program)

Foi encerrado o “BPP – Bicycle Partnership Program” coordenado pela ONG holandesa I-CE – Interface for Cycling Expertise entre 2007 e 2010.

O BPP auxiliou o desenvolvimento de políticas cicloinclusivas em diversas cidades do mundo, algumas das quais brasileiras, através do suporte e da atuação conjunta com ONGs locais, o que inclui diversas publicações.

A ViaCiclo participou do BPP atuando em Florianópolis e em outras cidades incentivando e suportando a qualificação da infraestrura cicloviária e outras políticas públicas de órgãos municipais, estaduais e federais. Udesc – Universidado do Estao de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Deinfra – Departamento Estadual de Infraestrurura de Santa Catarina, Ministério das Cidades e UCB – União de Ciclistas do Brasil são algumas das organizações com as quais a ViaCiclo atuou.

Do Relatório Final constam diversos documentos com foco nos países participantes. Dentre estes, destacamos como muito aproveitáveis para o Brasil os que seguem abaixo.

Fonte: http://www.viaciclo.org.br/portal/noticias/46-noticias/722-nova-publicacoes

Cicloturismo – 21º Festival de Inverno – UFPR

No dia 10 de julho de 2011, o Programa Ciclovida, em parceria com a BikeSul, realizou uma atividade de cicloturismo como parte da programação do 21º Festival de Inverno da UFPR. O passeio reuniu mais de 100 ciclistas que se reuniram no Campus Agrárias e chegaram na Estação Ferroviária de Antonina, QG do Festival.

Confira as fotos.

Bicicleta: Opção para uma Mobilidade Urbana Mais Saudável e Sustentável

Monografia de José Carlos Belotto.
Especialização na Questão Social – UFPR Litoral – 2009.

Clique aqui para vizualizar.

Ciclistas de Curitiba preparam viagem pela América do Sul

1ª Oficina sobre Viagem de Bicicleta – Curitiba

Dia 16 de Julho as 16hs

Rua: Trajano Reis, 343 São Francisco

A partir de nossa experiência em viagens de bicicleta, pretendemos compartilhar dicas para quem tem interesse em fazer o mesmo, dando atenção às soluções simples e caseiras que desenvolvemos ou tomamos conhecimento. Também abordaremos a parte de planejamento da viagem e discutiremos um pouco da filosofia do pedalar. Durante a conversa, contaremos um pouco como foram nossas viagens de bicicleta até agora e como estamos planejando a próxima, que terá como primeiro objetivo a cidade de Ushuaia (AR), na Terra do Fogo.

Mais Informações: http://cicloterras.wordpress.com/

CICLOVIDA participa da fundação da CICLOIGUAÇU

Curitiba, que na propaganda é a Capital Ecológica, no dia a dia de quem precisa se locomover já se tornou a Capital do Caos Motorizado – segundo o censo do IBGE 2010, Curitiba é a capital com maior número de veículos por habitante. O transporte coletivo que no passado já foi considerado modelo, hoje obsoleto e um dos mais caros do Brasil, atende precariamente seus usuários.

É nesta realidade que nasce a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, com mais de 50 associados assinando a ata de fundação, em ato ocorrido neste domingo, dia 22 de maio, às 16 horas no Solar do Barão. Data que marca também o encerramento da exposição MOB – Arte, Bicicleta e Mobilidade.

Plá, o Cantor das Bicicletas, mais um ilustre fundador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu

A Associação tem sua origem num movimento coletivo e espontâneo, a Bicicletada, dela saem seus principais idealizadores. Jaques Brand, um deles, em seu animado discurso destacou a importância da Bicicletada enquanto embrião da Associação. Já Tiago Assunção, advogado e mestre em Educação, destaca o papel cultural e de conscientização que a entidade irá desenvolver, ele que será um dos coordenadores do Núcleo de Educação. Carlos Bellotto, coordenador do Ciclovida da UFPR, pautou uma primeira grande ação: divulgar de maneira ostensiva o Artigo 58 do Código de Trânsito que determina a preferência das bicicletas em vias que não existam ciclovias ou ciclofaixas.

Vale destacar que em recente pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – são apresentados dados que se referem a uma média nacional das grandes cidades, nela apenas 1,64% das pessoas utilizam a bicicleta para seus deslocamentos diários. Este número poderia ser significativamente maior se houvessem vias para bicicletas e uma cultura de respeito aos ciclistas.

Como destaca Jorge Brand, “a Associação tem por objetivo fomentar a Cultura da bicicleta e também servir de um canal de diálogo com o poder público da cidade”. Reforçando esta ideia, o poeta e organizador dos trâmites legais da Associação, Rodolfo Jaruga, falou da importância e significado que a entidade traz à luta por melhores condições para os ciclistas.

Na próxima sexta-feira, dia 27 às 19 horas na reitoria da UFPR, acontecerá mais uma reunião na qual será finalizado o Estatuto e também composta a diretoria. Todos os ciclistas que tiverem interesse em participar e contribuir estão convidados. Sábado (28/05) pela manhã, como em todo último sábado do mês, acontece a BICICLETADA, concentração às 10h no pátio da UFPR, de onde os ciclistas saem em passeio pelas principais ruas do centro de Curitiba.

O Veículo Fantástico – Documentário

Um filme de Nicole Disante.

O Programa Ciclovida e
a Invasão das Bicicletas


Categorias

julho 2011
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31