Arquivo do mês: abril 2012

Mobilidade, meio ambiente e sustentabilidade

Exemplos de infraestrutura para bicicletas na Holanda

http://www.youtube.com/playlist?list=PLB271D0D935C03800&feature=plcp

 

 

Comitê Paranaense para o Rio+20

A reunião aconteceu em Curitiba após já ter passado por nove cidades paranaenses

 

Por Paula Bianchi

Aconteceu nessa segunda-feira (24), no campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), às 14h, a reunião do Comitê Paranaense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.

A reunião teve como obejetivo formular e consolidar a posição do Estado do Paraná em relação aos eixos que serão discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho.

A mesa foi composta por autoridades como: Luiz Malucelli Neto, presidente da Ambiental Paraná Florestas; Eduardo Gobbi, representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA-PR); Rogério Molinári, vice reitor da UFPR; Leny Mary Góes, representante da prefeitura de Curitiba e Isabela Brito, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José dos Pinhais. Quem comandou a reunião foi a coordenadora do fórum da Agenda 21 do Paraná Rosana Vicente Gnipper.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A reunião

Houve uma breve apresentação dos temas a serem discutidos, entre eles os dois mais importantes que são “Economia Verde no contexto do desenvolvimento Sustentável e da erradicação da pobreza” e “Governança Institucional para o Desenvolvimento Sustentável”, e depois foi aberto o espaço para que os presentes dessem suas contribuições. Foram discutidos desde assuntos sobre a qualidade da água, até mesmo sobre o número de árvores e meios de transporte utilizados na capital.

No final da reunião foram colhidos os nomes dos interessados em participar do Comitê Regional Paranaense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, como aconteceu nas outras cidades por onde o comitÊ já havia passado.

Já é a décima reunião do comitê em cidades paranaenses. Ele se dirige agora para a cidade Paranaguá onde promoverá uma nova reunião dia 27.

Serviço

O comitê está disponibilizando uma consulta pública para entender como os cidadãos têm se comportado em relação a um desenvolvimento sustentável e, principalmente, colher novas propostas. Ela está disponível através do link: http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=271.

 

Nova York: amigável com os ciclista a cidade serve de exemplo para São Paulo

Confira a matéria de Rodrigo Bugarelli para o Estado de S. Paulo.

Link:http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,como-nova-york-se-tornou-bike-friendly-,858445,0.htm

Convite

 

Aluguel de bicicletas estará disponível em Curitiba a partir do segundo semestre desse ano

Confira a matéria de Ariane Ducati sobre como funcionará o aluguel de bicicletas na capital.

Link: http://glo.bo/ISIm6U

Site da empresa: bicicletaria.net

 

Como funcionará o aluguel (Fonte: bicicletaria.net)


Inauguração dos Paraciclos

No próximo dia 19 (quinta – feira) 04/05 (sexta – feira) acontecerá no Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a inauguração dos novos paraciclos que foram instalados esse ano. O evento será as 10h da manhã, ao lado da entrada do principal campus.

 

A instalação dos paraciclos está sendo terminada no campus Jardim Botânico e já está em andamento no campus do Centro Politécnico.

 

Serviço

UFPR – Campus Jardim Botânico

Av. Lothário Meissner, 632

Horário: 10 horas

Matéria sobre o grupo Pedalóides

Confira a matéria sobre o grupo Pedalóides no site Curitiblog.

https://redacao2ufpr.wordpress.com/2012/04/05/pedaloides-incentiva-o-uso-de-bicicletas-na-capital-19/

 

O Programa Ciclovida e
a Invasão das Bicicletas


Categorias

abril 2012
D S T Q Q S S
« nov   mai »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930