Arquivo do mês: março 2013

Crianças que vão à escola de bike se concentram mais, diz estudo

Por Rasca

Um estudo dinamarquês mostrou que há uma relação interessante entre a execução de tarefas escolares que exigem concentração e o tipo de transporte que leva as crianças ao colégio. De acordo com a pesquisa, certos deveres eram cumpridos de modo mais satisfatório por crianças que pedalavam antes de entrar na aula.

O mesmo ocorre com crianças que vão a pé. O estudo exemplificou que a montagem de um quebra-cabeça era mais fácil para essas crianças. O “efeito” da caminhada ou pedalada pode durar até quatro horas após o exercício físico.

A pesquisa “Danish Science Week” é da Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Um dos autores, Niels Egelund, afirma que o estudo integra um projeto chamado Mass Experiment, que busca avaliar a capacidade de concentração a partir de relações com dieta e exercício físico. Ele se diz surpreso com o fato da segunda opção ter um efeito maior do que a dieta.

Durante o estudo, foram analisadas aproximadamente 20 mil crianças de cinco a 19 anos. Os alunos foram analisados entre os que andavam de bicicleta ou caminhavam em contraposição aos que são levados pelos pais de carro ou utilizam transporte público.

Um estudo semelhante, do pesquisador urbanista Donald Appleyard, já havia afirmado que as crianças que só saem de carro não têm conhecimento sobre a localização das regiões próximas ao local em que vivem, além disso, elas desconhecem a maior parte da paisagem ao seu redor.

Seja por segurança ou praticidade, o fato é que levar os filhos de carro para todos os lugares cria uma dependência ao veículo que tende a tornar-se cada vez maior com o passar dos anos.

(TV UFPR) Programa Ciclovida no UFPR Notícias

A partir dos 12 min.

Apresentação Prezi do Desafio Intermodal

Faça estas bicicletas aparecerem!

Faça estas bicicletas aparecerem! from Norma Müller on Vimeo.

Criação Colaborativa de Pictogramas: Bicicleta e Mobilidade Urbana

Link para download de pictogramas: PictoBike

Workshop de Pictogramas

 

Relatório – Lucas K. Dranka – Pictogramas- Teoria, Desenvolvimento e Aplicação

Federação Paranaense de Ciclismo tem novo Presidente

Por FPC

No dia 02 de março foi realizado, como rege o estatuto da FPC a Assembléia Geral Eletiva, e a eleição do conselho fiscal para o quadriênio 2013/2016, na sede do Consorcio Unilance em Curitiba.

Com o intuito que o processo eleitoral transcorresse na maior tranqüilidade e transparência, o presidente Sidney Marlon de Paula, nomeou uma comissão eleitoral, formada pelos senhores Thiago Antonio Soares Pinto, Marluws S. da Costa e Silva, Diógenes Justechechen.

Mesmo havendo apenas uma chapa inscrita a comissão eleitoral apresentou o processo eleitoral, conforme prescrito no estatuto social da entidade e a relação de pesos e votos referente a participação nos eventos oficiais conforme artigo 13 do estatuto e procedeu a votação com os filiados.

Contabilizados 15 votos favoráveis a Chapa Ciclismo no Estado do Paraná, composta por, Adir Luiz Romeo como Presidente, Darlan França Ciesielski Junior, 1º Vice presidente e José Carlos Assunção Belotto, 2º Vice presidente.

Na ocasião também foi eleito o Conselho Fiscal da FPC que assim ficou definido como membros efetivos, Fabrizio Borlin, Arthur Nauffal de Azevedo e Degiorgio Andrade de Souza e suplentes Edson Cesar Ferreira, Johnny Costa de Lima e Luiz Geraldo do Carmo.

O Presidente Sidney Marlon de Paula, em seu último pronunciamento e falou as dificuldades que teve para administrar ressaltando que não deixa a federação e que continuará ajudando a gestão que se iniciará hoje.

O presidente eleito Adir Luiz Romeo fala da grande importância em agregar as pessoas para que as coisas aconteçam, expoe a ideia de criação de conselhos e coordenações para descentralizar e setorizar as ações, devido à complexidade do esporte.

Adir também e apresenta seus vice-presidentes, 1º vice, Sr Darlan França Ciesielki Junior, medalhista paraolimpico como técnico e que terá grande trabalho nessa área do ciclismo e 2º Vice, Sr José Carlos Assunção Belotto que tem um grande trabalho junto aos cicloativista, no estudo e implantação da mobilidade urbana.

Em breveentrevista com cada um dos novos diretores do ciclismo paranaense.

Urban Mobility: Copenhagen

TCC: Aplicativo GPS em dispositivos móveis para ciclistas de Curitiba

GPS PARA CICLISTAS

O Programa Ciclovida e
a Invasão das Bicicletas


Categorias

março 2013
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31