Arquivo do mês: agosto 2013

Ciclorota, qual é a sua?

Cartaz ciclorota2-01

 

Clipping: Vice-prefeita e secretária participam de desafio intermodal

Por Prefeitura de Curitiba

A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, e a secretária de Trânsito, Luiza Simonelli, participaram nesta sexta-feira (30) do Desafio Intermodal, organizado pelo Projeto Ciclovida, do Núcleo de Psicologia do Trânsito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

00136405

Mirian recebeu como tarefa fazer o percurso entre o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Jardim da Américas, e o prédio central da instituição, na Praça Santos Andrade, no Centro, de ônibus.

Simonelli fez o mesmo percurso a pé. “Parabenizo o Núcleo de Psicologia pela iniciativa do desafio. O estudo realizado será mais uma ferramenta de gestão para as discussões e definições sobre mobilidade na cidade”, destacou a secretária de Trânsito.

Clipping: Desafio Intermodal e Programa Ciclovida na RPC

Confira o vídeo: LINK PARA O VÍDEO

Desafio Intermodal 2013

Chamada Desafio Final

Clipping: Desafio com diferentes meios de transporte será no fim do mês

Por ACS UFPR

Está marcado para o dia 30 de agosto o 7º Desafio Intermodal de Curitiba, realizado pela Universidade Federal do Paraná, Programa Ciclovida e Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil. O evento tem como propósito avaliar diferentes aspectos relativos ao deslocamento, como tempo, emissão de poluentes e custos.

O Desafio consiste em diversos modais saindo ao mesmo tempo, de um mesmo local, em horário de pico com um destino em comum. Este ano a largada ocorre às 18 horas, em frente ao prédio da Administração do Centro Politécnico da UFPR, no bairro Jardim das Américas e a chegada na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico da Universidade. Todos os participantes podem fazer o caminho de preferência desde que passem pelo ponto intermediário, localizado na Avenida Silva Jardim, 807 (Escritório Verde da UTFPR).

Este ano os modais participantes serão bicicleta convencional, bicicleta elétrica, motocicleta, o corredor, o pedestre, ônibus, carro e até carro elétrico. No Desafio do ano passado a bicicleta elétrica levou a melhor, seguida da motocicleta e da bicicleta comum.

Serviço
Dia: 30/08
Local: Largada no Centro Politécnico da UFPR, em frente ao prédio da Administração (utilizar a entrada do campus pela BR 277).
Ponto Intermediário: Escritório Verde da UTFPR ─ Av. Silva Jardim, 807
Chegada: Praça Santos Andrade
Horário: 18 horas (largada) 17h30 (concentração)

Paraná terá política estadual de incentivo ao uso da bicicleta

Por Agência de Notícias do Paraná

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos dará início à elaboração de uma política estadual para incentivo ao uso da bicicleta, o “Ciclo Paraná”. O programa será desenvolvido em parceria com cicloativistas, universidades e órgãos de governo com o objetivo de nortear os municípios paranaenses que tiverem interesse em aderir à iniciativa.

O secretário do Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, conta que a opção por meios de transportes menos poluentes e sustentáveis integra a política ambiental do Governo do Paraná e a sua Agenda Verde, refletindo positivamente em ações que já estão em andamento. “Especialmente no que se refere à redução das mudanças climáticas que também são causadas pelo excesso de poluição veicular”, alerta Cheida.

O secretário explica que para colocar o Programa em prática a ideia é somar esforços com a Sanepar, que já desenvolve uma ação em Maringá neste sentido, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – responsável por projetos de mobilidade – Departamento de Trânsito o Paraná (Detran/PR), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e outros órgãos de governo.

foto

“É uma proposta que agrega as pessoas e beneficia o meio ambiente, as cidades, a saúde da população e ainda pode gerar economia para os municípios”, reforça Cheida.

Nesta quinta-feira (15), o diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente, Caetano de Paula Júnior, recebeu representantes da Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) – pioneira em ações de defesa da bicicleta como modal de transporte alternativo e sustentável – do Programa Ciclo Vida e do Musicletada, festival curitibano que reúne música, arte, meio ambiente e incentivo ao uso da bicicleta.

EIXOS – Durante o encontro foram discutidos eixos de ação do programa estadual que prevê a criação de rotas municipais de cicloturismo no Paraná – com sinalização específica para os ciclistas, a instalação de paraciclos nas Secretarias de Estado, campanhas educativas de trânsito e meio ambiente, debates sobre o Plano Municipal de Apoio à Bicicleta, campanhas de incentivo à carona solidária e, ainda, a criação de um departamento de apoio à mobilidade não motorizada.

“Aliado a isso, o grupo busca ampliar as propostas para criação de novas ciclovias no Estado e a ligação das ciclovias já existentes, com base em um projeto de desenvolvimento urbano para as cidades nas próximas décadas”, explica Caetano de Paula Júnior. Ele lembra, que um dos maiores desafios dos administradores públicos é aumentar a eficiência do transporte coletivo.

“Precisamos pensar no crescimento das cidades, incluindo o interior, e o Ciclo Paraná terá a vertente da sustentabilidade e da mobilidade urbana”, reforça Caetano. Ele ressalta que todas as sugestões serão levadas para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano nos próximos dias.

MODELO – Para multiplicar as discussões em diferentes regiões, o Programa Ciclo Paraná prevê a criação de núcleos de mobilidade urbana, com ênfase no uso da bicicleta, nas universidades estaduais.

O coordenador do Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, José Carlos Belotto, conta que cerca de 40 mil alunos, professores e colaboradores já integram o Programa na Universidade.

foto_2

“Conseguimos desenvolver projetos de extensão e pesquisa voltados para a bicicleta nos cursos de Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Comunicação Social, Design, Direito e Engenharia de Produção”, enumera Belotto. Atualmente, o Ciclo Vida está produzindo um estudo para integrar todos os campi da UFPR através de ciclovias.

Entre outros resultados do Programa está a publicação “Pedalando nas Cidades” – que traz um simulador dos benefícios de trocar o carro pela bicicleta – e o Desafio Intermodal, realizado em 2012 para verificar qual o meio de transporte mais eficiente para atravessar a cidade em horário de trânsito.

O presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), Jorge Brand, falou sobre a importância da união entre governo e sociedade em prol de um projeto maior. “O objetivo principal é tornar a bicicleta um vetor da transformação social e urbana”, disse.

É LEI – Setembro é o “Mês da Bicicleta no Paraná”. O governador, Beto Richa, sancionou a Lei 17.385/12, que oficializa a data e cria em setembro um calendário com atividades educativas promovidas pelo poder público, iniciativa privada e a sociedade em geral.

Com a criação da Lei foram programadas diversas atividades como o ciclocine, passeios ciclísticos, arte e bicicleta, palestras, peças teatrais e o Musicletada – festival que reúne música, cultura, gastronomia e mobilidade.

Para a edição de 2013, realizada no dia 21 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, também serão promovidas ações de conscientização ambiental sob a coordenação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A expectativa é que o evento reúna 60 mil pessoas na Praça Nossa Senhora da Salete, em Curitiba.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Conheça melhor o Programa Ciclovida!

CICLOVIDA UFPR from felipe gomes on Vimeo.

Cicloturismo de Inverno da UFPR – Lapa

No domingo do dia 25 de agosto mais um passeio de cicloturismo está programado. O circuito será de aproximadamente 75 km com dificuldade leve-moderada. Confira os horários e local de encontro!

cicloturismo1

Encontro: 7h

Saída: 8h

EM CASO DE CHUVA, O PASSEIO SERÁ CANCELADO

Inscrição: 1kg de alimento não perecível

Obrigatório Inscrições antecipada das na loja Bikesul (inscrições até
23/8/13)

A UFPR disponibilizará apoio e transporte de volta gratuito.

Apenas 70 vagas.

Bikesul terá um van, mais carreta de bike no valor R$ 70,00.

Importante:

– É obrigatório o uso do capacete.
– Não esqueça protetor solar e repelente!
– Não se esqueça da máquina fotográfica!
– Lembre-se de trazer suas luvas.

Inscrições na loja BikeSul: (041)3205-3566 (e, caso de dúvidas ligar nesse número)

Confira o relatório do Desafio Intermodal 2012

E aguarde em breve o Desafio Intermodal 2013!

Faça o download neste LINK

desafio_intermodal

 

Sistema de estacionamento inovador coloca bicicletas debaixo da terra

Por Hypeness

Uma ideia assim só podia vir do Japão – o sistema de estacionamento e armazenagem de bicicletas no subsolo parece até tirado de um filme, mas é uma solução bem eficiente. O ciclista coloca a bicicleta num ponto de coleta e ela faz automaticamente o caminho até ao subsolo, achando um lugar onde ‘estacionar’.

O ECO Cycle faz tudo por você e funciona tipo elevador, transportando a bicicleta pra cima e pra baixo, conforme o usuário queira deixá-la ou retirá-la. Basta para isso apertar um botão. O estacionamento subterrâneo tem apenas 7 metros de largura, mas é fundo o suficiente para suportar um total de 144 bicicletas.

Esta solução de estacionamento não podia trazer mais segurança para os ciclistas e ainda ajuda a resolver o problema da falta de espaço em muitas cidades. Veja o vídeo e entenda melhor como funciona essa solução inovadora:

EcoCycle1EcoCycle2

EcoCycle3

EcoCycle4

EcoCycle5

EcoCycle7

EcoCycle8

EcoCycle9

O Programa Ciclovida e
a Invasão das Bicicletas


Categorias

agosto 2013
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031