Arquivo do mês: agosto 2015

Convite para apresentação de mestrado “Programa Ciclovida como política de mobilidade urbana sustentável”

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Acontece no dia 01/09 a defesa pública da dissertação do Mestrado em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Silvana Nakamori, sob orientação do Prof. Dr. Antônio Gonçalves de Oliveira, que tem como tema “Programa Ciclovida como política de mobilidade urbana sustentável:Estudo empírico na Universidade Federal do Paraná”.

O evento ocorre a partir das 17h, no mini-auditório da UTFPR, sede centro.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 3165

Lançado o “Bicicleta na Mídia – Guia de apoio a jornalistas”

O “Bicicleta na Mídia – Guia de apoio a jornalistas”é um guia elaborado pela ONG Rodas da Paz, que tem o intuito de auxiliar jornalistas que pretendem cobrir pautas sobre a bicicleta e mobilidade.

O guia pode ser baixado aqui: http://goo.gl/GHUA4v

 

Manual de Infraestrutura Cicloviária da Colômbia

Com vocês, o Manual de Infraestrutura Cicloviária da Colômbia – exemplos ilustrados e soluções. A publicação é nova e foi financiada por um fundo nacional de segurança viária; pode servir de inspiração e fonte de consulta para pesquisa acadêmica e estudo comparado com as práticas aplicadas no Brasil.
O documento pode ser baixado do Google Drive pelo link a seguir:

“Mais que um Leão por Dia” narra a pedalada de 12 mil km de um brasileiro na África

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Lançado em junho desse ano, o livro “Mais que um Leão por Dia” do jornalista Alexandre Costa Nascimento é a narrativa de uma aventura de 12 mil quilômetros. Durante a viagem, Alexandre tornou-se o primeiro brasileiro a participar do “Tour d’Afrique”, expedição que atrai ciclistas do mundo todo, que tem em comum o desafio de percorrerem os 12 mil quilômetros que separam o Cairo, no Egito, da Cidade do Cabo, na África do Sul.

O livro é uma narrativa da aventura, que durou 4 meses, e é ilustrado com mais de 450 fotos.

No link abaixo está disponível um mapa da viagem, com as fotos que ilustram o livro:
http://blog.nossacultura.com.br/album/

O livro custa R$46,50 e pode ser comprado aqui:
http://www.nossacultura.com.br/mais-que-um-leao-por-dia.html

Paris pretende se tornar a nova capital mundial do ciclismo urbano

Duplicar a quantidade de ciclovias na cidade, estabelecer uma rede expressa, criar um fundo econômico de auxílio para a compra de uma bicicleta e construir 10 mil novas vagas de estacionamento para bicicletas são algumas das medidas do Plano de Bicicletas 2015-2010 apresentado recentemente pela Prefeitura de Paris e que pretende transformar a cidade na “capital mundial do ciclismo”.

Embora hoje em dia esse “título” seja atribuído àquelas cidades em que mais da metade dos habitantes se desloca de bicicleta, como Amsterdã e Copenhague, um dos objetivos do plano parisiense é que a quantidade de pessoas que usam diariamente a bicicletapasse de 5% para 15% da população até 2020.

O que o plano oferece ao ciclistas de Paris?

Antes da divulgação desse plano, o município realizou uma consulta com os cidadãos para saber quais são as expectativas sobre o uso da bicicleta como meio de transporte.

Dessa enquete, realizada em outubro do ano passado, participaram 7 mil pessoas, que apontaram para a necessidade de maior segurança nos percursos sobre duas rodas, segundo informa o secretário de Transporte e Espaço Público de Paris, Christophe Najdovski.

Após a conclusão dessa etapa, o plano começou a tomar forma, recebendo a injeção de 150 milhões de euros.

Infraestrutura 

Entre as iniciativas propostas está a duplicação da quantidade de ciclovias na cidade, passando de 700km a 1.400 km em apenas cinco anos. Essa medida, que propõe os novos trechos segregados dos automóveis, será complementada com a expansão do programa “París 30 km/h”, que pretende estabelecer regiões onde os automóveis só podem trafegar a, no máximo, 30km/h.

Soma-se a isso a mudança dos semáforos para ciclistas, que, em Zonas 30, permitirá que estes virem à direita mesmo com o sinal vermelho, desde que respeitem a preferência dos pedestres.

Também serão implementadas mais bici-boxes nos cruzamentos, isto é, áreas definidas para que os ciclistas tenham maior visibilidade enquando estiverem esperando o semáforo abrir.

Uma das iniciativas mais abrangentes do plano é a construção da denominada Rede Expressa que prevê a construção de 80 quilômetros de ciclovias que conectarão a cidade nos sentidos norte-sul, leste-oeste e adjacente ao rio Sena.

Cultura ciclista e estacionamentos

Uma nova estratégia que a prefeitura colocará à prova com o objetivo de fomentar a cultura ciclista na cidade é a criação de novos locais voltados para o uso da bicicleta, como centros de aprendizagem e oficinas para reparos mecânicos.

Por ouro lado, será destinado um fundo de 10 milhões de euros para ajudar financeiramente aqueles que queiram comprar uma bicicleta, comum ou elétrica, e não contem com recursos próprios.

Em relação aos estacionamentos, a meta é que em 2020 existam 10 mil novas vagas para bicicletas. Embora o estudo de demanda não tenha estabelecido os locais exatos desses novos estacionamentos, a ideia da prefeitura é construí-los nas proximidades das estações de trem, metrô e nas ruas.

Fontes: Prefeitura de ParisCityLab e Le Figaro.

Publicado originalmente em:
http://www.archdaily.com.br/br/766400/paris-pretende-se-tornar-a-nova-capital-mundial-do-ciclismo-urbano

O Programa Ciclovida e
a Invasão das Bicicletas


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