Arquivo do mês: junho 2016

Inscrições abertas para o Festival de Inverno da UFPR

image

 

Já estão abertas as inscrições para o Festival de Inverno da UFPR, em Antonina. O ciclovida terá duas atividades no festival:

Um passeio cicloturístico até Antonina, e a confecção de um folder de cicloturismo para Antonina, descrita como “atividade paralela” no site. Todas as informações e o link para inscrição estão no site doFestival: http://www.proec.ufpr.br/festival2016/links/inscricoes.html

LIVRO: O AUTOMÓVEL

O Brasil tem hoje mais de 61 milhões de automóveis. Em 2009, passou de oitavo lugar (2007) para a quinta posição na lista dos países com maior número de veículos no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Japão, China e Alemanha.

As grandes cidades param em horas de pico e os prejuízos passam de R$ 35 bilhões, por ano, no que diz respeito ao consumo extra de combustíveis, acidentes, estresse e doenças, físicas e psicológicas, provocadas pelo trânsito caótico de metrópoles e cidades de grande porte.

Para agravar o problema, o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, fazendo até seis vezes mais vítimas do que as frotas de carro da maioria dos países europeus. De acordo com o Denatran, o Brasil atingiu em 2008, a marca de 57 mil mortes por acidentes – o que equivale a 156 mortes por dia ou seis a cada hora. Um ano antes, em 2007, as mortes chegaram a 66.836, ou 183 por dia e 7,6 por hora.

Instalado o problema é preciso encontrar soluções, medidas potentes e não paliativas para tornar a relação cidade x automóvel x qualidade de vida possível e harmoniosa. Entre as medidas apontadas no livro para melhorar a gravidade do tráfego brasileiro, o trabalho aponta a retomada da bicicleta como meio de transporte, a revitalização e melhor planejamento de ruas e estradas e o uso estratégico de trens (subterrâneos e de superfície).

 

Confira o livro no link:

http://www.fiscaltech.com.br/o-automovel.html

Estréia a via calma da Av. João Gualberto

Na última sexta-feira (17), ocorreu o lançamento da via calma da Av. João Gualberto, com pedalada que contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet. Após a pedalada, os ciclistas se dirigiram para a Prefeitura, onde se juntaram a representantes da Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Positivo (UP) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para serem apresentados à administração municipal e ao cônsul honorário dos Países Baixos os primeiros resultados de seus trabalhos sobre ciclomobilidade em Curitiba.

As pesquisas vem de um acordo entre a prefeitura e o governo holandês que busca ampliar o potencial da bicicleta como meio de transporte na cidade, por meio do Termo de Entendimento entre Instituições Brasileiras e Holandesas para Aumentar o Potencial de CicloMobilidade Rumo a uma Smart Curitiba, que visa consolidar a bicicleta como opção de mobilidade segura e abrangente através de projeto inovadores em arquitetura, planejamento urbano e design.

Confira algumas fotos do evento na Prefeitura:

O Programa Ciclovida e
a Invasão das Bicicletas


Categorias

junho 2016
D S T Q Q S S
« mai   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930