Arquivo do mês: agosto 2017

Documentário ‘Ciclos’, sobre a importância do uso da bicicleta

Dirigido por Alexandre Charro e produzido por meio de uma parceira entre a Vice e o banco Itaú, o audiovisual se dedica sobretudo a mostrar quem são algumas das pessoas que incorporam a bicicleta na sua rotina não só como meio de transporte, mas também de trabalho, lazer, exercício e, acima de tudo, um estilo de vida.

Essa forma de viver está implícita na escolha dos três personagens principais do videodocumentário. Eduardo Magrão é professor e cicloativista, Carolina Ikeda é empresária e florista enquanto Lorena Garrido é advogada e atriz. Dessa maneira, cada um a seu modo, por meio da educação, do contato com a natureza e como artista, os personagens carregam uma sensibilidade aflorada para a vida em comunidade.

Assim, a bicicleta se torna uma das formas de atingir aquilo que eles acreditam ser uma melhor vida em sociedade. Para isso, Magrão pedala também acompanhado da filha, apresentando uma certa fragilidade que se assume quando opta por esse meio, sendo o ciclista, ao mesmo tempo, o mais preocupado e o mais frágil na luta por um trânsito melhor.

Para estabelecer um paralelo com a fala dos personagens, o documentário também exibe alguns dados, expondo, por exemplo, o fato de que 83% dos paulistanos deixaria de usar carro se houvesse uma boa alternativa (Fecomércio/2015). Há ainda, entrevistas mais curtas como a de Agustín Martinez, um dos fundadores da Bicetekas na Cidade do México. Dessa maneira, há uma fundamentação maior daquilo que os personagens dizem e vivem, estabelecendo uma discussão ora racional, ora emocional.

Assista o documentário na integra no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=WHO31WxVwCE

Texto retirado do site A Escotilha no post original:

http://www.aescotilha.com.br/colunas/a-margem/ciclos-documentario-discute-a-importancia-do-uso-da-bicicleta/

 

“Cidades para bicicletas e para o futuro” no Iº Congresso Brasileiro da Associação Nacional dos Detrans

Já pensou se você pudesse transitar pelas ruas da cidade de bicicleta em segurança, tendo economia e sem poluir o meio ambiente? O coordenador do Programa Ciclovida, José Carlos Belotto trouxe para reflexão o tema “Cidades para bicicletas e para o futuro” no I Congresso Brasileiro da Associação Nacional dos Detrans, realizado em Foz do Iguaçu em 2016.

Confira o vídeo da palestra:

https://www.youtube.com/watch?v=Ci_aCtWNfis

Publicado originalmente em: http://portaldotransito.com.br/educacao/congresso-pensa-as-cidades-do-futuro-e-mudanca-da-relacao-com-bicicletas/

 

O Programa Ciclovida e
a Invasão das Bicicletas


Categorias

agosto 2017
D S T Q Q S S
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031