Eventos Notícias

Carro, moto e bike foram os primeiros no Desafio Intermodal de SJP

Por Pauta SJP

Iniciativa inédita no maior município metropolitano, realizada ontem (25), às 18h30, teve diversidade de participantes. Corrida a pé, ônibus, skate e caminhada completaram a prova.

13801923483SidneiNascimentoMotoristaCapa

Empresários, professores, advogados, artista plástica, jornalista, servidores municipais, políticos, entre outros segmentos da sociedade, participaram ontem (25), às 18h30, do I Desafio Intermodal de São José dos Pinhais, para quantificar a mobilidade na maior cidade da Região Metropolitana de Curitiba que representa a sexta frota de veículos do Estado. Os desafiantes saíram do mezanino do Shopping São José (Centro), passaram pelo Terminal Central de Ônibus (ponto intermediário) e chegaram na Faculdade da Indústria de São José dos Pinhais (Antiga Famec – Av. Rui Barbosa). O primeiro a completar o teste, de cerca de 5 quilômetros, foi um motorista de carro, seguido por motociclistas e ciclistas. Depois vieram as pessoas que correram a pé, e se utilizaram de ônibus, skate e caminhada.

DSC_0661Sidnei Nascimento chegou no saguão da Faculdade com 23 minutos e 18 segundos. “Eu saí do shopping, deixei meu carro em uma rua ao lado do terminal para não desviar muito por causa das obras, voltei e tive a sorte de pegar vários sinaleiros abertos na Avenida Rui Barbosa. O desafio realmente representa o nosso dia a dia, pois tenho duas farmácias na região e costumo fazer este trajeto regularmente”, disse Sidnei Nascimento.

O corretor imobiliário José Sousa percorreu as ruas de bicicleta em 27 minutos e 22 segundos. “Utilizo a bicicleta apenas como lazer. Vale a pena quanto ao tempo, mas quem anda todo dia no trânsito deve tomar cuidado redobrado”, avaliou José Sousa.

O objetivo, como acontece há sete anos por meio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba, via o Programa Ciclo Vida, não é competir, mas simular o trânsito em horário de pico. O Ciclo Vida presta apoio técnico e de quantificação dos dados. Após a prova são-joseense, os participantes escreveram sobre pontos positivos e negativos do trecho percorrido. Vários desafiantes consideraram que o tempo foi bom frente as demais opções de deslocamento e apontaram dificuldades como iluminação pública insuficiente nas ruas. Os dados serão entregues para a Prefeitura e Câmara Municipal.

A respeito do Poder Público, representantes do Executivo e Legislativo estiveram na prova. O prefeito Luiz Carlos Setim foi de ônibus e chegou após 39 minutos e 44 segundos. “Quando estávamos no terminal, os passageiros não acreditaram que eu ia embarcar. Foi muito bom conversar com os usuários do transporte e ver como é pegar ônibus neste horário”, falou o prefeito Setim.

DSC_0816O vice Toninho da Farmácia participou na corrida a pé. “Gostei do meu tempo. Pouco mais de 30 minutos e isto ajuda a gente a ficar em forma. Parabéns a todos pela iniciativa que faz a gente pensar no trânsito, principalmente a pé e correndo. De carro não é possível observar os detalhes que fazem parte das ruas”, comentou Toninho da Farmácia.

A vereadora Mari Temperasso foi de ônibus em 39 minutos e 44 segundos, e o vereador Nilson Leandro de Sousa (Leandro da Nifer) chegou a pé, com 52 minutos e 46 segundos. “Conversei com os passageiros que pensam em como chegar mais rápido ao trabalho todos os dias. Foi bem interessante participar”, disse a vereadora. “Ainda temos muito o que avançar na qualidade do calçamento, que pode ser compartilhado entre pedestres e ciclistas e com ciclovias únicas”, falou o vereador.

“Devemos repensar as alternativas quanto ao uso do carro. Não é uma questão de ser contra o carro, mas avaliar até que ponto vale a pena andar de carro ou ônibus. Esta reflexão é o principal resultado do desafio”, avaliou Guilherme Pinheiro, representante do Sanjo Bikers, grupo realizador da iniciativa e que planeja a edição 2014 do evento.

DSC_0611“São José dos Pinhais é uma cidade importante, que cresceu muito e é estratégica quanto ao trânsito na Região Metropolitana. A UFPR e o Ciclo Vida estão a disposição para contribuir com ações como esta”, convoca José Carlos Belotto, coordenador do Ciclo Vida.

Após a chegada, a Faculdade da Indústria de São José dos Pinhais anunciou aos alunos que implantou dois bicicletários nas entradas de acesso do complexo com 60 vagas no total. “Queremos incentivar a vinda de maneira compartilhada porque o estacionamento tem limitações e o uso de alternativas como a bicicleta começa com um local apropriado”, lembrou Christian Bundt, que foi um dos skatistas no desafio e completou a prova em 50 minutos e 21 segundos.

Como apoio preventivo, a equipe de socorristas Resgate Voluntário Parceiros da Vida acompanhou toda a movimentação nas ruas.

Posição chegada, tempo, participantes e modais
1º – 23min 18s – Sidnei Nascimento – carro;
28º – 55min 38s – Patrícia Borges – caminhada;
29º – 55min 38s – Serino de Oliveira – caminhada;
30º – 55min 38s – Marcio Borges – caminhada;
31º – 56min 44s – Franciele Stoco – caminhada.

Realização: Sanjo Bikers. Promoção: PautaSJP.com. Patrocínio: Signa Mídia Exterior. Apoio: Ciclo Vida (UFPR); Ciclo Iguaçu – Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu; Byss Viagens e Turismo; Vivência – Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional; Faculdade da Indústria São José dos Pinhais; Shopping São José; Subseção SJP da OAB/PR; Savannah Ações em Comunicação; e Resgate Voluntário Parceiros da Vida. Colaboração: Prefeitura de São José dos Pinhais.