Sanepar inaugura bicicletário na sede em Curitiba

Por Agência de Notícias do Paraná

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou nesta sexta-feira (27) seu bicicletário na sede, em Curitiba. A obra faz parte de um projeto interno chamado Ecociclo, que desenvolve atividades para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte entre os empregados da Companhia. A ação também integra o CicloParaná, do Governo do Estado, que apoia e promove ações de incentivo à adoção de hábitos saudáveis, como o uso da bicicleta.

“Com o bicicletário queremos dar melhores condições para que o empregado venha trabalhar de bicicleta e, assim, adote hábitos saudáveis e contribua para a redução da poluição e de problemas no trânsito. É uma forma simbólica de dizer ao empregado para praticar saúde e de reconhecer a bicicleta como um meio eficiente e sustentável de transporte. Faremos um inventário para mensurar a contribuição do bicicletário em relação à redução da emissão de gás carbônico”, diz o diretor de Meio Ambiente, Péricles Weber.

Criado pelo arquiteto da Sanepar, Marcelo Gaspar Figueiredo, o bicicletário tem uma área coberta de 80 m², com capacidade de acomodação de até 60 bicicletas. “A expectativa é que o bicicletário da sede seja um ícone representativo do posicionamento ambiental da Sanepar e um marco na mobilidade dos empregados da Companhia”, explica o diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Júnior.

Ciclista há quatro meses, o empregado Juarez Fernandes Siqueira ficou contente com o bicicletário. “Fui à inauguração e gostei muito. Deixei minha bicicleta lá porque senti segurança e vi que a cobertura vai protegê-la. Minha bicicleta é nova e eu tenho muito cuidado com ela”, diz. Antes, Juarez ia ao trabalho de carro, gastando entre 20 e 40 minutos para fazer os cinco quilômetros de distância entre sua casa e a Sanepar. “Agora faço com tranquilidade em 20 minutos esse trajeto, não fico preso no trânsito, não me incomodo se o estacionamento está cheio ou não e faço exercício ao ar livre. Melhorou minha saúde e quero começar a pedalar também nos fins de semana”, explica. Juarez é motorista na Sanepar há oito anos.

O evento foi realizado em comemoração ao mês da bicicleta, instituído pela lei estadual 316/12. O autor do projeto de lei, deputado Raska Rodrigues, esteve presente na inauguração, e disse que com o bicicletário a Sanepar dá a primeira pedalada e incentiva outras empresas a também fazerem o mesmo. “O uso da bicicleta é parte de uma mudança cultural, para a qual o apoio das empresas é fundamental”.

Na inauguração também estiveram presentes representantes de outras instituições que incentivam o uso da bicicleta, como a Celepar e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Ainda não temos um bicicletário como este da Sanepar. Vim para conhecer, tirar fotos e levar a experiência para meus colegas”, diz o analista de informática da Celepar, Luis Patrício, articulador para o uso da bicicleta na sua empresa. Entusiasta da ideia, ele usa a bicicleta todos os dias, inclusive para levar os filhos pequenos (de dois e três anos) para a escola, em cadeirinhas próprias.

O coordenador do programa de extensão CicloVida, José Carlos Belotto, representou a UFPR. “É ótima essa iniciativa da Sanepar. As empresas e os gestores têm papel fundamental na mudança cultural que é reconhecer a bicicleta como um modal importante de transporte de interesse social. A bicicleta traz ganhos de saúde e economia ao usuário, mas também traz ganhos para toda a sociedade como a redução da poluição e dos problemas de trânsito. Um bicicletário é uma forma de respeito ao ciclista e de incentivo à prática do ciclismo”, diz. ECOCICLO – Durante a inauguração foram distribuídos coletes com faixas refletoras, ferramentas importantes para a segurança dos ciclistas. Além da entrega do bicicletário, a Sanepar também está abrindo a exposição de fotos “O Sanepariano e a bicicleta em seu cotidiano”, na sala Tadeu Wantroba, na sede em Curitiba. A empresa também promove, para seus empregados, um passeio ciclístico na região dos Mananciais da Serra, em Piraquara, no sábado (28).

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br