Categorias
Notícias

Filosofando em cima de uma bicicleta a 30 km por hora

Por Paraná Online

 

Com a greve dos motoristas e cobradores não tem histórias de ônibus. Mas tem de bicicleta. Bem, o dia de ontem começou com o telefone tocando: era a Luana avisando que não podia vir trabalhar porque não tinha ônibus. Claro que eu entendi o problema dela, porque também era um problema meu. Como eu ia trabalhar se há tempo eu dispensei este grande conforto moderno que é o automóvel? Três alternativas: táxi, a pé ou bicicleta. Táxi estava fora de cogitação. Eles estavam sendo mais disputados que mulher bonita em penitenciária masculina. Táxi ontem valia o peso em ouro. Ir a pé também estava fora de cogitação: caminhada é uma coisa, fazer sete quilômetros sob o sol para ir trabalhar é meio desconfortável. Sem contar que até os calçados para as duas atividades são diferentes.

Solução: bicicleta. O problema era que a única bicicleta disponível em casa, do meu filho mais velho, uma Caloi Aspen metálica, estava com os pneus murchos. A alternativa foi empurrar a bicicleta até o posto de gasolina, encher os pneus, subir em cima deste bólido inventado há 500 anos por Leonardo Da Vinci e descer o São Lourenço em direção ao centro da cidade pela ciclovia a 30 quilômetros por hora. Primeira coisa que fui pensando: porque eu não andava mais de bicicleta. É mais econômico, é agradável, embora o sujeito fique suado no verão. Sem contar as vantagens para a saúde. Não é preciso ser formado em medicina para saber que andar de bicicleta reduz os riscos de depressão em até 50 por cento.

Claro que neste caso o sujeito tem que pedalar de 30 a 60 minutos por dia e de três a cinco vezes por semana. Andar de bicicleta também melhora a pele, por deixar o coração e os pulmões fortalecidos, facilitando a eliminação de toxinas. Agora eu entendi porque tantas mulheres gostam de andar de bicicleta. E porque elas são tão bonitas. Sem contar que melhora o condicionamento físico. Além de tudo isto, bicicleta não polui o meio ambiente. Eu vinha todo faceiro pela ciclovia filosofando mais que Emmanuel Kant, por um bom motivo: do bairro para o centro é descida e na descida todo santo ajuda. A volta seria outra história. Por isto, continuei filosofando.

Eu não entendo a greve dos motoristas num aspecto: ela pune a população, mas os não os patrões. Do ponto de vista da luta de classes, segundo o filósofo materialista Karl Marx, isto não faz o menor sentido. Se for para punir os patrões, os trabalhadores deviam trabalhar de catracas abertas. Os patrões seriam punidos e a população não seria prejudicada. Foi apenas uma ideia que me surgiu enquanto eu entrava no Bosque do Papa. Do jeito que é feita, os trabalhadores acabam pressionando o poder público para, no final das contas, atender uma demanda dos empresários que é aumentar a tarifa. Foi o que eu pensei enquanto pedalava.

No Bosque do Papa eu pensei na questão da maconha. Sempre tem um sujeito fumando maconha na ciclovia. E eu não deixei de filosofar sobre o assunto. Eu estou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nesta questão da maconha. Libera esta porcaria de uma vez que do jeito que está só quem ganha com isso é policial corrupto e traficante. A questão da maconha já encheu o saco. E tem mais: maconha no Brasil podia ser vendida no açougue, porque virou carne de vaca. É impressionante. Mas esta opinião ainda não é definitiva. Afinal, um dos problemas de filosofar em cima de uma bicicleta é este: o sujeito não pode ter nenhuma conclusão porque ele também tem que prestar atenção no trânsito.

Eu pensei que o trajeto Shopping Müeller até o jornal fosse o mais complicado: me enganei. Foi maneiro e fui pedalando. Da Praça Tiradentes até a Pedro Ivo, fui mais rápido que antes. Muitas pessoas andando de bicicleta. Algumas mulheres bonitas me deram bom dia. Eu não pude prestar muita atenção nelas, para não perder o equilíbrio. A única coisa triste foi não encontrar aquele café gostoso na redação. As tias do café não puderam vir por causa da greve do ônibus. Mas no resto, foi maneiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *