3º Seminário de confraternização do Programa Ciclovida

No último dia 11 de novembro, aconteceu o 3º Seminário de confraternização do Programa Ciclovida. O evento, que teve início em 2012, apresentou um balanço anual das atividades e projetos que foram desenvolvidos pelo programa durante o ano de 2014. Esse anos, o Seminário também recebeu apresentações de grupos de pesquisa, grupos de extensão e trabalhos acadêmicos que possuam o tema correlato com o programa.

Ao todo, mais de 50 pessoas estiverem presentes. Entre elas os coordenadores, voluntários e bolsistas do Programa Ciclovida, bem como, a coordenadora do Plano Diretor da UFPR, Profª Maria Luiza M. Dias, a Coordenadora de Extensão Profª Iara Thielen, a Chefe do departamento da Gestão da Informação Profª Edmeire Cristina Pereira, Profº Marcelo Errera da Engenharia Ambiental, Profº Mario Messagi da Comunicação Social, o Coordenador Geral da Cicloiguaçu Goura Nataraj e Representando a Policia Militar do Paraná o Tenente Perreto .

Esse ano os seguintes projetos foram apresentados durante o seminário:

-Se Essa Rua Fosse Nossa: professores de Design da UTFPR: Ana França, Marco Mazzarotto e Gheysa Prado;

-Guia de Ônibus de Curitiba: Consultora em Sustentabilidade Débora Munhoz;

– Educação de Trânsito em São José dos Pinhais: Pedagogas Josiane Arruda e Silvana Ferraz;

-Mobilidade Sustentável no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR: Profª Cristana Araujo Lima;

-Desafio Intermodal na Engenharia de Trafego: alunos do PET da Engª Civil, Marcela Hortega, Matheus Freitase e Leandro Castelani;

-Transmissão on line do Desafio Intermodal 2014: aluno de psicologia Rafael Buratto;

-TCC Estudo de Caso do Sistema Cicloviário de Paranaguá: Formando de Gestão Ambiental Rodolfo Lisboa de Miranda;

– Paraciclos Móveis: Profº Ken Fonseca do Design UFPR;

– Oficina Diagnóstico do uso da Bicicleta nas Escolas Estaduais de Antonina: aluno de Design Guilherme Akio e o aluno de Artes Hudson Correia Santos;

-Estudo de acessibilidade em Hospitais: aluno de Engenharia Civil Wilhan Klevis de Queiroz;

-Planilha para o calculo dos resultados do Desafio Intermodal: aluno de Engenharia Civil Wilhan Klevis de Queiroz e o aluno de Engenharia da Produção Raphael Andrei Pereira;

-Panorama Geral do Ciclovida: José Carlos Assunção Belotto.

Para o coordenador do Programa Ciclovida, esse evento é uma ótima oportunidade para beneficiar o programa e a causa da mobilidade sustentável, já que é um momento de integrar os diversos participantes e parceiros do Cilcovida. “Devido a nossa atuação itinerante pela universidade, na sociedade em geral, e também ao nosso grande número de participantes, dificilmente conseguimos reunir todos juntos para analisar os resultados e produzir novas ideias. Para isso o seminário se tornou uma opção perfeita. Analisamos os resultados obtidos em 2014, conhecemos novos projetos dentro da nossa área de atuação e podemos planejar de forma mais dinâmica o ano de 2015”, afirma Belotto.

O evento aconteceu na Associação dos Servidores da UFPR que, gentilmente, cedeu o espaço para o Ciclovida fazer o seminário e finalizar com um delicioso jantar proporcionado pelo restaurante Tartaruga.

IMG_9015 IMG_9005 IMG_9001 IMG_8996 IMG_8981 IMG_8980 IMG_8979 IMG_9039 IMG_9055 IMG_9072IMG_9079