Conheça a roda que transforma bike comum em elétrica

Por Olhar Digital

•

Ex-alunos do instituto MIT e designers da cidade de Copenhagen, na Dinamarca, desenvolveram um dispositivo que pode transformar qualquer bicicleta em um equipamento híbrido elétrico. A Roda de Copenhagen é composta por bateria de lítio, motor elétrico de 350 watts, sensores, conectividade sem fio e sistema de controle integrado. Durante a frenagem e descidas, a energia é armazenada na bateria.

O dispositivo, em pré-venda neste site por R$ 2.000, é ativado automaticamente por meio dos sensores que ficam nos pedais. Ele aprende como o usuário pedala e se integra ao movimento, diminuindo o esforço da pedalada em locais que exigem mais esforço, como subidas. Além disso, o produto é capaz de perceber intuitivamente a velocidade desejada por quem está pedalando e mantê-la.

A roda é composta pelos seguintes equipamentos:
Reprodução

A roda elétrica pode ser controlada via smartphone e é compatível com dispositivos Android e iOS. Com o app Superpedestrian (ainda indisponível), é possível bloquear e desbloquear o guidão, definir passeios personalizados, visualizar estatísticas de uso pessoal como tempo do trajeto, distância percorrida, calorias queimadas, e compartilhar os dados com amigos.

Confira as especificações técnicas da Roda de Copenhagen:

• Motor: 350W, da UE: 250W
  • Tamanho: 26 polegadas
  • Bateria: 48V de lítio
  • Conectividade: Bluetooth 4.0
  • Alcance: Até 50 km
  • Duração da bateria: 1000 ciclos
  • Cobrar tempo: 4 horas
  • Sistemas operacionais compatíveis: iOS, Android
  • Velocidade máxima: 25 km/h
  • Tipo de freio: freio Rim e travagem regenerativa (downhill e pedal para trás)
  • Peso: 5,9 kg