Categorias
Notícias

Paris vai dobrar ciclovias e tirar carros do centro até 2020

Por Bike é Legal

Aos poucos, as maiores cidades do mundo estão repensando o modelo de mobilidade que dominou nas últimas décadas. A novidade da vez é que Paris quer proibir a circulação de carros em sua região central e dobrar a quantidade de ciclovias da cidade até 2020.

O plano foi anunciado pela prefeita Anne Hidalgo em entrevista ao “Journal du Dimanche” no último final de semana e, mais do que o replanejamento do fluxo de pessoas na capital francesa, a ideia tem como foco principal a redução dos efeitos da poluição.

Divulgação/Vélib

Numa área que engloba os quatro distritos centrais da ‘cidade luz’, será permitida apenas a passagem de bicicletas, ônibus, táxis, carros de emergência e de entregas, além dos veículos de moradores.

No início, a restrição será implantada apenas nos finais de semana, mas a promessa é de aos poucos a zona “semi-pedestrianizada” passe a ser válida todos os dias.

Dobro de ciclovias

A prefeita Hidalgo também anunciou que vai dobrar a quantidade de ciclovias em Paris. Hoje, a capital francesa conta com 652km de vias para bicicletas e o plano de expansão está orçado em 100 milhões de euros, algo em torno de R$310mi.

Junto com a malha cicloviária, a cidade deve ter também um aumento do sistema de bikes compartilhadas, o Vélib, que caiu no gosto dos parisienses.

“Hoje, 60% dos parisienses não possuem o próprio carro, enquanto em 2011 esse número era 40%. Está mudando rapidamente”, diz a prefeita Anne Hidalgo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *