Categorias
Notícias

A importância da ciclovia da Avenida Paulista

Mesmo antes da inauguração, cidadãos já estão deixando de circular junto aos carros para usar a estrutura segregada. Foto: Willian Cruz
Mesmo antes da inauguração, cidadãos já estão deixando de circular junto aos carros para usar a estrutura segregada. Foto: Willian Cruz

Texto: Willian Cruz, do site vadebike.org

Organizada coletivamente por meio de mobilização popular no Facebook, a festa popular de inauguração da ciclovia da Av. Paulista está deixando muita gente ansiosa. A inauguração acontece em 28 de junho, com os cidadãos se encontrando na Praça do Ciclista a partir das 8h (Paulista x Consolação). A avenida será aberta às pessoas a partir das 10h da manhã, com restrição aos carros em toda sua extensão, exceto no cruzamento com a Av. Brigadeiro Luis Antonio, para permitir que os ônibus desse eixo continuem cruzando a via. A estrutura já vem sendo usada por algumas pessoas desde o dia 18, quando retiraram parcialmente os tapumes que isolavam a obra. A ansiedade é tanta que muita gente quis “comer um brigadeiro antes dos parabéns”

A festa atrairá pessoas de outras cidades e até de outros estados, que percebem que esse será um momento histórico na mobilidade por bicicletas do Brasil e se sentem parte dessa conquista. E não é à toa: no mês de março, quando uma ação do Ministério Público Estadual de São Paulo tentava barrar a construção dessa e de todas as outras ciclovias da cidades, com o pedido inclusive de que a obra em andamento fosse desfeita, irmãos de pedal de todo o país se uniram para protestar contra essa arbitrariedade, que representaria um retrocesso gigantesco tanto em termos de política cicloviária quanto de proteção à vida. “Vai ter ciclovia”, gritamos todos, unidos em São Paulo e em mais de 45 outras cidades no Brasil e no mundo. Só em São Paulo mais de 7 mil pessoas foram às ruas na noite de 27 de março, quando por fim o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar que proibia a continuidade das obras de ciclovias na capital paulista.

Essa conquista é, merecidamente, de todos, não só dos paulistanos. A implantação dessa estrutura, em uma avenida de grande visibilidade e com histórico de várias mortes de ciclistas, é considerada um divisor de águas na bicimobilidade brasileira, pois tende a escancarar a demanda (atual e reprimida), com cidadãos circulando ininterruptamente de bicicleta em uma das avenidas mais famosas do país. Espera-se que em poucos meses haja um fluxo maior que o da Av. Faria Lima, uma ciclovia de grande utilização em São Paulo. Há ainda a expectativa de que essa visibilidade incentive avanços na mobilidade ciclística em cidades de todo o Brasil, ao mostrar que proteger a vida do ciclista e estimular o uso da bicicleta são medidas importantes para o crescimento ordenado das cidades, não só pelos efeitos diretos na mobilidade quanto nos benefícios para os indivíduos,para a economia, para a saúde pública, o comércio e até o turismo (veja 18 razões para apoiar a implantação de ciclovias e 12 bons motivos para adotar a bicicleta em seus deslocamentos).

A ciclovia da Avenida Paulista irá ajudar muita gente que pedala na cidade ou pretende fazê-lo. É esperada há muitos anos pelos cidadãos que utilizam bicicleta em São Paulo, muito mais do que o tempo da atual gestão. Certamente seu uso superará todas as expectativas dentro de poucos meses, principalmente com a criação das conexões que irão alimentá-la.

Leia a matéria completa:

A importância da ciclovia da Avenida Paulista

O evento no facebook:
https://www.facebook.com/events/454053454754662/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *