Categorias
Eventos Notícias

Bicicleta é vencedora do 9º Desafio Intermodal

Texto e fotos por Gabriel Dietrich

Um ciclista foi o primeiro a completar o trajeto do 9º Desafio Intermodal, que ocorreu na última sexta-feira (18). O ciclista Evandro Portela foi o campeão do desafio, completando o trajeto do Centro Politécnico até a Praça Santos Andrade em 19 minutos. Em entrevista à Gazeta do Povo, Evandro comentou o que viu no caminho: “Enfrentei muitas dificuldades no percurso. A falta de respeito foi a principal. Onde não tem ciclovia, a disputa por espaço é demais e é difícil para o ciclista andar na via”.

IMG_5168
Evandro Portela, foi o campeão do desafio completando a prova em 19 minutos.

O Desafio Intermodal consiste em um estudo sobre as diferentes formas de deslocamento, propondo uma comparação entre diferentes modais de transporte no horário de pico, às 18h, para verificar qual o modal mais eficiente. Na edição deste ano ocorreu o acompanhamento em tempo real da posição de 40 participantes por meio de rastreadores pessoais Orbi, da empresa Spacecom, que foi transmitido em um telão na Praça Santos Andrade onde o publico pode acompanhar o desempenho dos participantes ao vivo. Ao todo participaram deste 9º Desafio Intermodal 43 desafiantes, divididos em 10 modais: Bicicleta, Bicicleta Elétrica, Carro, Carro Elétrico, Ciclotaxi, Corredor, Motocicleta, Ônibus, Pedestre e PCD (Pessoa com deficiência).

Os últimos a chegarem ao ponto final foram os desafiantes da categoria PCD, que utilizaram o ônibus como meio de transporte e levaram cerca de 1h40min para completarem a prova. Dercy Figueiredo tem poliomielite e foi um dos desafiantes PCD a participar do desafio. Segundo ele, o evento foi um sucesso e deveria ocorrer mais vezes. “Iniciativas como essa precisam de uma maior constância. Por exemplo, muitas vezes as pessoas com mobilidade reduzida não conseguem acessar prédios públicos por falta de acessibilidade. Esse Desafio fica como um alerta para que as autoridades saibam o quanto nós valemos como cidadãos”, encerrou.

Chegada de Dercy Figueiredo (esquerda) e os outros competidores da categoria PDC: trajeto levou quase 1h40min de ônibus.
Chegada de Dercy Figueiredo (esquerda) e os outros competidores da categoria PDC: trajeto levou quase 1h40min de ônibus.

 

Ao final do Desafio foram elaboradas as médias de cada modal para definir o mais eficiente, utilizando três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes. Somando a nota de cada quesito e dividindo por três, se obtém as médias para a classificação final de cada modal. O resultado deste ano foi o seguinte: Bicicleta – 10 ; Corredor – 9.3; Ciclotaxi – 8.3; Pedestre – 7.3; PCD – 7; Carro Elétrico – 6.3; Bicicleta Elétrica – 6; Motocicleta – 4.7; Carro – 3.7; Ônibus – 2.7.

Após o Desafio ocorreu o lançamento do livro ”Cidade em equilíbrio – Contribuições teóricas ao 3º Fórum Mundial da Bicicleta”, que contou com a presença de diversos autores, da Secretaria Municipal de Trânsito Luiza Simonelli e do Reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, que um pouco antes havia participado do Desafio com uma bicicleta convencional, completando o trajeto em 48,25 minutos.

O Programa Ciclovida e o Núcleo Interdisciplinar de Mobilidade da UFPR agradecem os apoiadores do 9º Desafio Intermodal de Curitiba:

Institutos Lactec, Setran/Prefeitura Municipal de Curitiba, Spacecom, Orbi, Dentro d’agua, Federação Paranaense de Ciclismo, União dos Ciclistas do Brasil, Bicicletaria Cultural, Cicloiguaçu e o Escritório Verde da UTFPR.

Abaixo, o Relatório Provisório e as fotos do 9º Desafio Intermodal e do lançamento do livro “Cidade em equilíbrio”:

IX DESAFIO INTERMODAL 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *