Ciclovida realiza oficina no 26º Festival de Inverno de Antonina

Durante o 26º Festival de Inverno o programa Ciclovida ofereceu uma oficina de cicloturismo em Antonina – PR. A oficina foi realizada como “atividade paralela” do festival, e teve como objetivo a elaboração de um folder cicloturístico da cidade, tendo como foco as atrações naturais e a valorização da cultura local. A proposta de cicloturismo para Antonina articula quatro tipos de turismo: o histórico, das praias, de aventura e rural. Nos dias da oficina foram realizadas quatro rotas:

Roteiro histórico:

Um passeio de 3 km (aproximadamente 2h) pelo centro da cidade, com diversos pontos turísticos com muita história. Entre eles a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, as ruínas do Casarão Macedo, a Estação Ferroviária, o Teatro Municipal, a Igreja São Benedito e  a Fonte da Carioca.

Roteiro Ponta da Pita/ Foz do rio Nhundiaquara:

Pedalada de 27 km (aproximadamente 4 horas), combinando atrações naturais e construções antigas. No caminho para a Ponta da Pita passa-se por um casarão muito antigo (Típica casa de Senhor de Engenho) –construído no século XVIII- e pelas ruínas do Complexo Matarazzo. A Ponta da Pita é uma praia calma, com uma bela vista  formações rochosas e opções de restaurantes. Seguindo a estrada e pegando uma trilha (um tanto acidentada), chega-se a praia do Gomes e a foz do rio Nhundiaquara, um dos maiores da região. Passeio para quem gosta de natureza e aventura!

Roteiro Aventura / Rural:

Programa para o dia todo, aproximadamente 64 km (ida e volta) de pedalada + trilhas, passando pelo Rio do Nunes, o Rio Cachoeira, o Bairro Alto e a Usina desativada Parigot de Souza. No final da Vila da Usina se tem acesso à PR-340, onde é aconselhável deixar as bikes de lado e seguir a pé até a trilha que leva ao Salto do Saci, uma queda d’água de 25 metros, muito bela. Do final da Vila até a cachoeira leva-se aproximadamente 1h caminhando em meio à natureza. Um passeio de encontro com a Mata Atlântica preservada e selvagem.

Roteiro Portinho/Tucunduva/Saivá

Pedalada de 20 km e aproximadamente 3 horas de duração, por alguns dos bairros mais antigos de Antonina. Chegando à foz do Rio Joãozinho, dependendo do horário, ou ele estará enchendo com a maré ou vazando, correndo para um lado ou para o outro. Uma experiência singular.

O Folder com o mapa será elaborado e disponibilizado em meio impresso e digital.

Confira as fotos da oficina, pela lente de Gabriel Dietrich:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Programa Ciclovida e
a Invasão das Bicicletas


Categorias

setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930