Categorias
Notícias

Documentário ‘Ciclos’, sobre a importância do uso da bicicleta

Dirigido por Alexandre Charro e produzido por meio de uma parceira entre a Vice e o banco Itaú, o audiovisual se dedica sobretudo a mostrar quem são algumas das pessoas que incorporam a bicicleta na sua rotina não só como meio de transporte, mas também de trabalho, lazer, exercício e, acima de tudo, um estilo de vida.

Essa forma de viver está implícita na escolha dos três personagens principais do videodocumentário. Eduardo Magrão é professor e cicloativista, Carolina Ikeda é empresária e florista enquanto Lorena Garrido é advogada e atriz. Dessa maneira, cada um a seu modo, por meio da educação, do contato com a natureza e como artista, os personagens carregam uma sensibilidade aflorada para a vida em comunidade.

Assim, a bicicleta se torna uma das formas de atingir aquilo que eles acreditam ser uma melhor vida em sociedade. Para isso, Magrão pedala também acompanhado da filha, apresentando uma certa fragilidade que se assume quando opta por esse meio, sendo o ciclista, ao mesmo tempo, o mais preocupado e o mais frágil na luta por um trânsito melhor.

Para estabelecer um paralelo com a fala dos personagens, o documentário também exibe alguns dados, expondo, por exemplo, o fato de que 83% dos paulistanos deixaria de usar carro se houvesse uma boa alternativa (Fecomércio/2015). Há ainda, entrevistas mais curtas como a de Agustín Martinez, um dos fundadores da Bicetekas na Cidade do México. Dessa maneira, há uma fundamentação maior daquilo que os personagens dizem e vivem, estabelecendo uma discussão ora racional, ora emocional.

Assista o documentário na integra no Youtube:

Texto retirado do site A Escotilha no post original:

http://www.aescotilha.com.br/colunas/a-margem/ciclos-documentario-discute-a-importancia-do-uso-da-bicicleta/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *