Clipping

Clipping: Bike elétrica de novo na frente, no VII Desafio Intermodal de Curitiba

Por Pauta SJP

Em prova de mobilidade da UFPR, o carro demorou o dobro do tempo. Andar a pé é mais rápido que de ônibus.

13781200793BikeEletricaUlissesBindeCapa

Com o passar dos anos, e o fato de ser realizado novamente no mesmo trajeto, o Desafio Intermodal de Curitiba vai consolidando as possibilidades de mobilidade no trânsito em horário de pico na Capital. A bicicleta, seja elétrica ou de pedal, chega sempre na frente ou junto com o carro. Outra constatação importante para o stress e o bolso: quem faz a prova a pé chega antes de quem vai de ônibus. O desafio completou seu sétimo ano na última sexta (30), com 32 pessoas, tendo como partida o Campus Politécnico e a chegada na Praça Santos Andrade, locais com sedes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entidade realizadora desta iniciativa por meio do Programa Ciclo Vida.

A distância de cerca de oito quilômetros varia por causa das diferentes ruas que os participantes utilizam. A única regra, além do horário de saída às 18h10, foi passar em um ponto de transição na Avenida Silva Jardim. Ulisses Binde, o primeiro a estacionar nas escadarias da UFPR, se deslocou com uma bicicleta elétrica em 15 minutos e 53 segundos. “Fiz um trajeto convencional, saindo do Politécnico pela Avenida das Torres, depois via a Alferes Poli, Silva Jardim, Marechal Floriano até a UFPR”, lembra Ulisses Binde.

Uma novidade foi a presença do carro elétrico, que chegou antes dos veículos a combustão. O motorista foi Omar Sabbag Filho que conduziu um modelo smart. O tamanho reduzido do veículo ajudou a ser o primeiro carro a chegar, em 32 min e 27 segundos. “Desde 2011, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) tem feito pesquisa com o carro da empresa Light, quanto os possíveis formatos de postos públicos de reabastecimento e como seria a recarga na casa das pessoas. Agora, faremos um comparativo direto com demais meios de mobilidade”, falava o superintendente da Lactec, Omar Sabgag, antes da largada no Politécnico.

José Belotto, coordenador do Programa Ciclo Vida, enfatiza a consolidação dos resultados. “Conseguimos estabelecer parâmetros muito próximos do que o curitibano encontra na rua”, diz José Belotto.

O ciclo ativista Jorge Brand acompanha a ideia desde 2006. “Apesar da empolgação em chegar primeiro, os participantes entenderam que não se trata de uma corrida maluca, mas sim de representar o deslocamento. Por isso é feita a média em cada categoria”, explica Jorge Brand.

Resultado VII Desafio Intermodal de Curitiba
Entre 32 pessoas, primeiro chegaram as bicicletas elétricas, depois as bicicletas convencionais e as motos, o carro elétrico, quem fez o trajeto correndo, os carros convencionais, seguidos pelos pedestres e usuários de ônibus. Os primeiros em cada categoria foram os seguintes:
1º bicicleta elétrica – Ulisses Bind (15min53s);
4º bicicleta convencional – Anderson Brandão (20min40s);
5º moto – Luiz Carlos Silva (22min 01s);
13º carro elétrico – Omar Sabbag Filho (32min27s);
15º corredor – João Paulo (43min13s);
17º carro convencional – Marcela Barcelos (45min24s);
23º a pé – Rodrigo Angreves (59min21s);
25º de ônibus – Mirian Gonçalves (1h03min38s).

São José dos Pinhais
Dia 25 de setembro, o Sanjo Bikers, com promoção do PautaSJP.com, realiza o I Desafio Intermodal de São Jose dos Pinhais e com apoio técnico do Ciclo Vida. A saída e chegada de noite, em horário de pico, foram definidas recentemente. Cerca de 35 participantes começarão a prova no Shopping São José e terminarão na Faculdade Fiep (antiga Famec).