Eventos Notícias

10º Desafio Intermodal de Curitiba toma as ruas nessa sexta

IMG_5178

Nessa sexta (23) ocorrerá o 10º Desafio Intermodal de Curitiba, que reunirá diferentes modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de se locomover pela cidade no horário de pico, entre 18h e 19h. É organizado pelo programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Prefeitura de Curitiba, os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da universidade e parceria com os Institutos Lactec.

O desafio consiste em uma comparação entre os diferentes modais, saindo às 18h do Centro Politécnico da UFPR e terminando em frente ao prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade. Os desafiantes podem escolher o caminho que julgarem melhor, mas devem passar por um ponto intermediário, no Escritório Verde da UTFPR, antes de partirem para o ponto final.

O objetivo do desafio é avaliar, em um percurso de aproximadamente dez quilômetros, qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, utilizando três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes. Os dados, coletados ao longo do percurso, resultarão em médias, que somadas, indicarão o modal mais eficiente. Ao final do desafio os participantes devem responder um questionário sobre a experiência, avaliando pontos sobre a infraestrutura urbana, como ciclovias, iluminação pública, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito. Após o desafio é disponibilizado um relatório com os dados de avaliação e resultados, que será utilizado pela Setran.

IMG_5152

IMG_5192